AIRE: para Cidadãos Italianos Residentes no Exterior

Você sabia que manter a sua residência atualizada, é obrigatória enquanto o cidadão italiano?

CIDADANIA ITALIANA

1/26/20242 min leer

2 men in yellow and black suit action figures
2 men in yellow and black suit action figures

O que é o AIRE?

O AIRE (Anagrafe degli Italiani Residenti all'Estero) é um registro que contém informações sobre os cidadãos italianos que vivem no exterior. Ele foi criado para manter um vínculo entre os italianos que moram fora da Itália e o país de origem.

Por que o AIRE é obrigatório?

A inscrição no AIRE é obrigatória para todos os cidadãos italianos que vivem fora da Itália por um período superior a 12 meses. Essa obrigatoriedade é estabelecida pela legislação italiana e tem como objetivo principal garantir que os italianos que vivem no exterior possam exercer seus direitos e deveres de cidadania.

Benefícios de se inscrever no AIRE

A inscrição no AIRE traz diversos benefícios para os cidadãos italianos que vivem no exterior. Alguns dos principais benefícios são:

1. Acesso a serviços consulares

Ao se inscrever no AIRE, os italianos que vivem no exterior têm acesso aos serviços consulares oferecidos pelos consulados italianos. Isso inclui a possibilidade de obter documentos, como passaporte e carteira de identidade, renovar registros de nascimento e casamento, e receber assistência em casos de emergência.

2. Participação nas eleições

Os cidadãos italianos inscritos no AIRE têm o direito de participar das eleições na Itália. Eles podem votar tanto nas eleições parlamentares quanto nas eleições para o Parlamento Europeu. Isso permite que os italianos que vivem no exterior tenham voz ativa nas decisões políticas que afetam o país.

Outras informações:

O AIRE é um registro que permite aos cidadãos italianos que vivem no exterior manterem um vínculo com o país de origem. A inscrição no AIRE é obrigatória e traz diversos benefícios, como acesso a serviços consulares, participação nas eleições . inscrever no AIRE, é necessário entrar em contato com o consulado italiano mais próximo e seguir o processo de inscrição adequado ao país de residência.

Além de manter a sua residência atualizada, o cidadão italiano precisa informar a mudança de residência ou domicílio, alterações de estado civil, nascimento de filhos, informar o retorno para a Itália se acontecer, e a perda da cidadania italiana.