Pesquisa no arquivo nacional
GENEALOGIA CIDADANIA ITALIANA
.
Primeiro, é necessário saber: o Arquivo Nacional não é MÁGICO. Não é um lugar que você digita um nome e aparecem sozinhas todas as informações que você quer. Não é um site que tem "tudo", seja isso o que quer dizer. Aliás, sites mágicos, que você apenas digita um nome e tudo aparece NÃO EXISTEM, é ideal saber isso quando estiver fazendo pesquisa genealógica. Dito isto, há os registros dos seguintes portos da imagem em anexo.
http://bases.an.gov.br/rv/menu_externo/menu_externo.php
Nesse link, é possível fazer pesquisa nos registros de navios desembarcados no Brasil, APENAS no período entre 1875 e 1910. Lembrando não apenas nem tudo foi indexado, mas a indexação desses registros contém falhas. Antes que perguntem: registros anteriores a 1875, via de regra, foram perdidos. Há exceções, mas raras.
Também também o SIAN (sistema informatizado do Arquivo Nacional): http://sian.an.gov.br/sianex/consulta/pagina_inicial.asp
Tem que se cadastar. Ali, na pesquisa por fundos e coleções, você pode ver alguns documentos digitalizados (como listas de navios). Há, indexados no SIAN, documentação relativa a alguns processos judicias, a documentos de Polícia da Corte (que fazia uma espécia de registro de estrangeiro beeeem antigamente, na primeira metade do século XIX). Um tiquinho de nada de processos de naturalização estão indexados. Sei que também existem fundos no AN relativos ao registro civil do Rio de Janeiro, mas aí é além das minhas capacidades.
Há vários arquivos da repressão. Um poucos do Estado Novo e bem mais da Ditadura Militar. Eu consegui achar várias fichas feitas pelo SNI sobre o meu avô, por exemplo. Se você teve ancestrais politicamente ativos/militantes durante os 21 negros anos de 1964-85, vale a pena tentar procurar pelo nome deles.
Se você achar ali algum documento que te interessa, se cadastre no http://consulta.an.gov.br/ e faça o pedido do documento. Por ali, você pode pedir também ima certidão de desembarque. Lembrando que nesses pedidos, quanto mais especifico for, melhor. Se você chegar lá e pedir "qualquer coisa" do seu trisavô, a tendência é a eficiência da pesquisa seja menor. Esses documentos geralmente tem custo - baixo, diga-se de passagem - mas dependendo do pedido, pode demorar
Há vários processos de naturalização, mas esses estão interditados, estão sendo digitalizado pelo FamilySearch e a previsão é que isso esteja pronto em fevereiro de 2021 (quando também vai ser postado no Arquivo Nacional a digitalização, aparentemente).
Lembrando que existem vááááários outros fundos relativos a vááaááários outros assuntos, eu só postei aqui alguns dos mais relevantes relativos à imigração (italiana ou não). Tudo depende do seu interesse. No site no AN, tem informações várias das suas coleções documentais, vale a pena checar.