Como podemos te apoiar

Pesquisa de registros:

um trabalho em duas vias

GENEALOGIA CIDADANIA ITALIANA

Gustavo Pedroso

4/30/20241 min ler

Pesquisa genealogica
Pesquisa genealogica

Pesquisa de registros

Ao pesquisar os livros de um comune no FamilySearch/Antenati/Ancestry, volta e meia vemos lacunas: alguns anos que os livros de casamento, nascimento e óbito não estão digitalizados. Geralmente (mas nem sempre) isso é sinal que o livro não existe mais.

Isso faz muita gente entrar em desespero, ao pensar que o livro do comune não existe mais, já qurendo batismo, restauração ou até desistindo. Mas calma: o que está on-line, não é o livro do comune!

O registro civil italiano funciona numa sistema de duas vias:

O oficial de registro civil é responsável por fazer cópias dos livros de registro e entregar essas cópias ao tribunale competente. Depois de alguns anos, o livro é encaminhado do tribunale ao Archivio di Stato.

Tudo que está no FamilySearch é, com raríssimas exceções, o livro do Archivio di Stato ou direto do Tribunale. Portanto, algo não estar lá não significa que não está no comune!

O contrário também vale: pode ser que algo tenha sido perdido no comune mas não no AS/tribunale, te dando a opção de emitir uma certidão aí.

Embora fossem cópias, os oficiais eram humanos e volta e meia erravam ao fazer a cópia, tendo informações levemente diferentes, como sobrenomes, naturalidades, etc.

No entanto, há duas exceções: o Antenati digitalizou, tanto para a província de Roma como a província de Palermo, os livros de registro civil tanto do comune como os livros-cópia.

Portanto, ao ver que um dos livros on-line tem lacunas, não se desesperem, pode ser que o original ainda exista. Ou ao ver que o comune não tem amis os livros, sempre confira junto ao Archivio di Stato ou tribunale se a cópia não foi preservada.

Por Gustavo Pedroso

FF